PAI & FILHO: OBRA DIVINA
PAI & FILHO: OBRA DIVINA
(o texto é um tributo ao pai)
FELIZ DIA DOS PAIS!
🌺🌺🌺
A primeira imagem que tive de meu pai aconteceu, quando ele me salvou de eu me afogar, retirando-me do fundo de um rio de águas claras. Não me recordo de quantos anos tinha, mas imagino que era do tempo em que toda criança de tenra idade experimenta o mundo. Cai serenamente e, maravilhado, sem me dar conta do perigo iminente, fui afundando lentamente de costas, e antes mesmo que chegasse ao fundo do rio, me pai mergulhou e me trouxe de volta a superfície. Não me recordo mais de nada. Nesse dia, de alguma forma, algo diferente passou a fazer parte de mim; ele se tornou meu herói. Mas, pais são algo muito diferente das mães, e estes são, igualmente, diferentes entre si. O meu tinha uma particularidade; era marítimo e como viajava muito pelos rios da bacia amazônica, eu pouco o via, salvo entre o breve tempo em que ficava em casa entre uma viagem e outra. Sua diversão era o Clube do Remo, seu time de futebol do coração. Passou a me levar para assistir dos jogos e como o pai é o modelo do filho, aos 7-8 anos, lembro-me de ter me tornado "remista", sendo mascote do clube, inclusive, entrando em campo, momento registrado em foto. Meu pai, que nunca foi o "paizão", tornou-se meu espelho e meu heroi. O tempo, a passagem para a adolescência e as frequentes viagens foram nos distanciando, mas não apagaram de minha memória a necessidade de perdão por suas ausências, e por suas estranhas idiossincrasias, pois pais não são perfeitos. Heróis não são infalíveis. Não são onipresentes, onicientes nem onipotentes, mas meu pai plantou em mim o que é ser pai, quais são seus deveres e obrigações para com o filho, sem nunca ter sentado ao meu lado para conversar sobre isso. À época fui criado à moda patriarcal antiga, quando "o homem não chora"
Ao ter meus filhos, imagino tal como o meu, fui aprendendo a ser pai aos trancos e barrancos, algo como tentativa e erro, apresentado a esse novo mundo com uma criação bem diferente da antiga; em larga medida, creio ter tido sucesso com a presença imprescindível de minha esposa, que deu aos filhos o equilíbrio necessário para a sua formação humana.
Assim, veja como são os milagres de Deus; dei vida aos meus filhos e quando tive um infarto agudo do miocárdio há seis meses, fui salvo pelo meu filho*, tal qual fui salvo pelo meu pai. Pai e filho é uma aliança divina!
Acredito que todo o pai e filho, quando este presente tenham o seu momento especial e inesquecível. Eu tive os meus.
A ti, meu querido amigo, que é pai e que é filho, desejo-lhe um FELIZ DIA DOS PAIS! AMÉM!
🌺❤️🌺
P.S. Os meus filhos são o Bernardo, Bruno*, Breno, Paula e Camila, que em nome dos demais e Bernadete me presenteou com um café da manhã.
Comentários
Postar um comentário