AS REDES SOCIAIS E EU

 ðŸ–‹Amigo-A, 


como bem sabes, o meu Facebook e demais redes sociais são restritas aos amigos e conhecidos mais próximos. As redes sociais são um valoroso passatempo, álbum de fotografias familiar, diário pessoal, entretenimento e diversão, informação, conhecimento, sobretudo, conversar contigo, saber por onde andas, o que andas fazendo, teus sonhos, projetos, viagens, enfim, como estás.


Deixe-me te confessar algo pessoal. Tu és ainda uma das poucas pessoas com quem ouso manifestar diretamente minhas opiniões políticas. Pode-se dialogar contigo. Sou um escritor profícuo, mas não sou profissional, então, perdoe-me os naturais excessos e erros. A escrita é minha catarse. Não que eu tenha medo de "opositores", mas sou educado a ponto de não incomodar, muito menos ofender amigos, familiares e colegas de trabalho. Não sou inoportuno nem incoveniente com as pessoas que amo e por elas sou amado. Às vezes, estão atribulados, enfermos ou cheios de problemas ou preocupações. Sempre me ofereço a ajudar, se sinalizam vontade de conversar. Na falta com quem dialogar sobre questões políticas ou outras, apenas escrevo sem me preocupar com A ou B. Preciso desabafar numa folha de papel. Não calunio ninguém. Antes de postar algo, escrevo e reescrevo. Depois, submeto meus textos à rigorosa avaliação da melhor crítica literária que tive na vida, e ela é muitos severa: minha mulher Bernadete 😜. E quando ela diz: "Paulo, o texto está uma porcaria", meu amigo, sai debaixo; nem discuto. 


Mesmo não me dirigindo especificamente a ninguém nas minhas redes sociais, volta e meia, sou acusado e importunado por desconhecidos "esquerdistas", incomodados com as minhas posições políticas, xingando-me de "bolsonarista", "gado", "nazifascista", apoiador de genocida" e etc., como se eu tivesse "cérebro de lulistas". 


Ainda que médico, preso às 4 paredes do consultório há 40 anos, penso fora da medicina; sou um cidadão, que busco me politizar. Como "aprendizado extracurricular", eu estudo literatura, biografia de grandes homens e história, assisto documentários e etc. Sou um diletante do conhecimento. Com os filhos já educados e independentes, tenho algum tempo para mim. Escrevo.


Aos esses críticos de plantão, respondo-lhes que meu breve currículo consiste em: médico há 45 anos, casado com médica e com todos os cinco filhos na área médica. Só isso e nada mais. É o meu cartão de visita, também (e cartão de crédito sem limites, perante à família, amigos, colegas de trabalho e sociedade). Não preciso de dinheiro para isso. É a forma que os coloco em seus devidos lugares, ainda mais quando pedantes e proselitistas, querem me convencer de que o socialismo é o melhor para o Brasil. Outrossim, não pesa sobre mim sindicância ou processos no CRM-AP, ações judiciais nem BO's nas DP's.


Assim como homem livre e democrata, obediente às leis, à ética e moral, o único direito que cultivo e exijo é de poder expressar o que sinto e penso nas redes sociais. Isso eu ainda posso fazer, pois tenho saúde, familia e amigos como tu.


Um forte abraço fraternal!


Paulo Rebelo , médico escritor e poeta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O BURGUÊS E O METALÚRGICO

PARA DEPOIS

MERCADO FINANCEIRO