O PODER DA REDE GLOBO
🇧🇷🇧🇷🇧🇷
O PODER DA REDE GLOBO
Por Paulo Rebelo
Apenas vim a compreendi o poder da Rede Globo, depois das das denúncias do jornalista escocês Andrew Jennings (1943-2022) contra o todo poderoso Ricardo Teixeira, ex-dirigente da CBF por duas décadas de ativa corrupção no futebol brasileiro.
Uma vez perguntado por um repórter da BAND, se ele não estava preocupado com as denúncias feitas, ironicamente, ele disse: "olha, enquanto não sair na GLOBO..." ocorre que, todos sabemos, existia uma exclusividade da GLOBO na transmissão do campeonato brasileiro de futebol (e outros como Fórmula 1 e Vôlei). Havia um acordo milionário entre a CBF e a GLOBO. Quem não se lembra de que os jogos do campeonato e jogos da seleção brasileira de futebol só aconteciam após o JN e novela das 8, tudo indica por conta do vultoso dinheiro arrecadados de patrocinadores, interessados no horário nobre?
Pois bem, após a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, quando os escândalos de corrupção no futebol brasileiro bateram na porta da GLOBO, sendo inevitável que as notÃcias de desmandos da CBF saÃsse no noticiário, para se distanciar de Ricardo Teixeira demonstrando não ter absolutamente nada com ele (ah, e como tinha!), a GLOBO passou a veicular discreta, mas quase que diariamente o escândalo de corrupção na CBF por tráfico de influência; nesse instante, Ricardo Teixeira caiu.
Sou do tempo em que a GLOBO punha e tirava presidentes do Brasil, e essa sequência só foi interrompida pela chegada de Bolsonaro ao poder, claro, o que desagradou profundamente os donos da Globo. Fez isso com Fernando Collor de Melo e Dilma, quando os elegeu e depois, endossou o IMPEACHMENT. Lula perdeu três eleições presidenciais até mudar para Lulinha Paz e Amor.
E porque digo isso? O que teria a ver essa história toda com Bolsonaro? A resposta é simples: enquanto os escândalos da farsa da Tentativa de Golpe não atingirem o nÃvel crÃtico, serão abafados pela GLOBO (o que já está sendo quase inevitável, dado ao alcance das sanções da LEI MAGNITSKY, inclusive, sobre ela), a Rede Globo manterá Lula no poder e não avaliazará a anistia ampla geral e irrestrita até quando, por uma questão de sobrevivência, não puder mais ocultar nada. Procurará gerenciar riscos para minimizar os danos na sua imagem progressista maculada.
Antevejo que a Rede Globo fará algum acordo com o establishment, que muda de opinião de acordo com seus interesses e o poder da hora.
Paulo Rebelo, médico escritor e poeta.
Comentários
Postar um comentário