Postagens

Mostrando postagens de junho, 2026

AMERICANO É DIRETO

 Assisti isso nos EUA algumas vezes. O americano é direto e grosso quando incomodado. Mal educado e arrogante. É respeitoso até certo limite. É pouco paciente. A entrevistadora fazia perguntas incisivas, e ele depois de algum tempo perdeu a paciência com ela. A questão é que nos EUA, diferentemente do restante do mundo, ninguém liga para autoridades, hierarquia e títulos, reflexo do Iluminismo, que derrubou reinados, criou revoluções sociais, industrial, classe média, contestou duramente a igreja e criou o modernismo.  Ela o tratava de igual para igual e deu nisso. Assisti essa entrevista.  Um abraço fraternal!
 A RAZÃO DE RECORRER SOCIALMENTE À AMIZADE (verdadeira) A minha cabeça quando tomada por tribulações ou problemas verdadeiramente (e não são nada desprezíveis) para resolvê-los só funciona mesmo ou funciona melhor, quando converso com pessoas que amo ou que por elas sou amado, especialmente, as que em mais confio. É quase uma necessidade vital. São os meus críticos e conselheiros de plantão de sobreaviso à distância; diria até que são os meus anjos na forma de guarda-costas na terra Acontece de me Impedirem de dizer asneiras ou fazer besteiras imtempestivamente Na imensa maioria das vezes, acato suas observções. São o meu PIT STOP psicológico. Sou-lhes eternamente grato Essas pessoas me ajudam a encontrar o equilíbrio emocional, clarear minha mente, às vezes, confusa e indecisa. As redes sociais só pioram esse "estado de coisas" tal é a sua velocidade e dinamismo com uma pletora de informações, por vezes, descatáveis, desinformações e FAKE NEWS. Por isso, lhes esponho abertam...

A RESPEITO DA CHINA e os EUA

[07/06, 16:27] Paulo Rebelo: Impressionante o sucesso da CHINA por todos os ângulos. A virada da China começou a partir da sua abertura econômica para o OCIDENTE, no final dos anos 70, iniciada com Hering Kissinger-Nixon, quando a China distanciou-se da ex-URSS. Ambos imaginavam que pudessem "colonizar a China" e levar os valores ocidentais para lá. Não ocorreu isso. O Oriente, com razão, sempre viu as nações do Primeiro Mundo com suspeição. As razões do sucesso chinês são, segundo um grande economista americano (li seu artigo na década de 90) ✅️ As empresas estrangeiras entram maciçamente com o capital, e ao auferir lucro este é reinvestido na China. Não há royalties para serem enviados à sede; ✅️ A empresa estrangeira tem que ter um sócio chinês (empresa estatal do PC chinês); ✅️ A empresa estrangeira é obrigada a transferir tecnologia; ocorre que a China passou a copiar os produtos ocidentais, praticando a pirataria e quebrar patentes descaradamente; ✅️ A China oferece amp...