A DOR E O ESCRITOR

 🩺❤️🩺


A DOR E O ESCRITOR

Por Paulo Rebelo 


Ao amigo-A,


A minha fonte de inspiração é a dor humana algures e alhures, e que ocorre em mim, também.


O sofrimento exerce fascínio sobre o homem, sendo fonte de inefáveis pulsões e arte universal. Não poderia ser diferente em mim.


Assim, inexoravelmente, identifico-me com quem sofre, pois a sua dor é como a minha: física, quer orgânica quer mental, às vezes, intensa e mortal; uma ligada a outra e que parecem traiçoeiras e infindáveis, e se desejo não sofrer mais, o que é inevitável, eis que morremos aos poucos, enquanto vivemos, é natural que me identifique com "irmãos em dor"; numa simbiose, meu sentimento se transfere para quem sofre e vice-versa. Afinal, sou médico e humano.


Há uma certa aflição em mim, haja vista que não tenho o poder ilimitado da cura do sofrimento humano, todavia tento, posto que não há limites para o amor nem dor aí envolvidos. 


Há muito altruísmo nas minhas ações, mas também, creia-me, sem pudor, te revelo: paradoxalmente, egotismo, eu, resignado pelo poder e onipresença da dor, estranhamente, o sofrimento do mundo "alivia" a minha dor e me fortalece.


Ao tratar a dor alheia, trato a minha própria dor.


🌺🌺🌺


Paulo Rebelo, o médico poeta da Linha do Equador.


P.S. Apenas assim, carregando tanta dor própria e alheia, resignado e algo resiliente, pude exercer a medicina com um misto de estoicismo, sabedoria e amor fraternal.


THE DOCTOR by Samuel Fildes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SPAM

MERCADO FINANCEIRO