ALPINISMO SOCIAL

Eu me pergunto por que a identificação instantânea e massiva das classes C, D e E com brothers & sisters do mesmo status social. São alpinistas sociais em busca de ascensão fácil e rápida, cujo esforço maior é suportar as provas de resistência e uns aos outros,  cujas tretas são provocadas ou bem-vinda. Estou equivocado?

Não sou antropológo, sociólogo, tampouco psicólogo comportamental para desnudar tal conexão, mas imagino e minhas conclusões não são nada simpáticas.

Acreditamos que a identificação mútua seja mais pelos inúmeros e sérios defeitos ou problemas em comum do que pelas poucas qualidades. Curiosamente, coisas simples e banais são vistas como sinais de grandeza. Por exemplo: basta ser preto, pobre e favelado, rapper, motorista ou entregador de aplicativo para ser chamado de "guerreiro" ou "heroi", fonte de inspiração para seus milhões de seguidores, a maioria, igualmente, pobre, destituida de educação, civilidade, cultura, inteligência e intelectualidade, qualidades essas, pasmem, tidas como sinais explícitos de "burguesia", condenada ao mesmo tempo que invejada e copiada pelas classes inferiores, inclusive, exibicionismo e ostentação como demonstração de ascensão social e "empoderamento.


Paulo Rebelo 


O que esperar de alguém, cujo o nome artístico é BIN LADEN?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SPAM

MERCADO FINANCEIRO