A RELIGIÃO CATÓLICA E A CIÊNCIA (POR UM INTERNAUTA)

 Que ótimo esse achado! Mas o que tem a ver a Igreja Católica com esses pergaminhos encontrados em um templo budista, na China, a uma distância de centenas de milhares de quilômetros do Vaticano, e de um tempo que sequer havia conexão ferroviária, rodoviária, hidroviária e muito menos aérea entre um ponto e outro? Nada! O povo budista da época nem se preocupava com a Igreja Católica ou se essa existia. É preciso conhecer e propagar a história mas sem o preconceito ideológico. 


Na verdade, pode-se perguntar por que a ciência se desenvolveu em um ambiente majoritariamente católico? Esta questão é considerada pelo padre Stanley Jaki em seu livro The Savior of Science. Jaki mostra que a tradição cristã identifica Deus como racional e ordenado. Ele identifica os escolásticos da Alta Idade Média pela sua despersonalização da natureza. 


Muitos clérigos da Igreja Católica ao longo da história fizeram contribuições significativas para a ciência. Dentre esses clérigos-cientistas estão nomes ilustres tais como Nicolau Copérnico, Gregor Mendel, Alberto Magno, Roger Bacon, Pierre Gassendi, Ruđer Bošković, Marin Mersenne, Francesco Maria Grimaldi, Nicole Oresme, Jean Buridan, Robert Grosseteste, Christopher Clavius, Nicolas Steno, Athanasius Kircher, Giovanni Battista Riccioli, Georges Lemaître e muitos outros. Centenas de outros nomes têm feito contribuições importantes para a ciência desde a Idade Média até os dias atuais.


Veja:  https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Lista_de_cl%C3%A9rigos-cientistas_cat%C3%B3licos#:~:text=Dentre%20esses%20cl%C3%A9rigos%2Dcientistas%20est%C3%A3o,Nicolas%20Steno%2C%20Athanasius%20Kircher%2C%20Giovanni

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SPAM

MERCADO FINANCEIRO